A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (SMCTI), organizou o evento “Rio como polo de IA aberta e soberana: seminário estratégico”, nos dias 16 e 17 de outubro, na sede da Finep, no Rio de Janeiro. 

O objetivo é construir estratégia aberta, colaborativa e soberana para o uso da Inteligência Artificial na administração pública como ferramenta para impulsionar a eficiência de serviços, por meio da inovação e soluções tecnológicas. A iniciativa está alinhada à construção do projeto “Rio AI City”.

O encontro reuniu representantes dos setores científico, público e produtivo para mapear atores, infraestrutura, desafios e propostas que orientem a política pública de IA na gestão pública.

A Profa. Mariza Ferro foi convidada para o Painel “IA em Clima e Transição Energética” onde apresentou as pesquisas realizadas no grupo, com destaque para uso de IA para melhorar a predição de eventos de chuva extrema, entender e mitigar os seus impactos, com uma abordagem toda centrada em IA Verde, no olhar para as pessoas impactadas (extremo para quem?) e no olhar decolonial no desenvolvimento da IA e de soluções.  Além disso, destacou desafios e oportunidades com o uso de IA relacionadas ao consumo de energia e impactos em CO2e e água que traz a oportunidade do Rio de Janeiro ser conhecida como o Hub dos Data Centers Verdes, com o desenvolvimento de regras para licenciamento ambiental de data centers na legislação estadual do Rio e claro dimensionamento das necessidades de energia elétrica de forma transparente, garantindo um ecossistema ético e responsável para IA soberana;

Programação completa pode ser assistida pelo canal da Finep no YouTubeyoutube.com/@finepcomunica

Translate »