
Palestrante nacional do 21o Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI) com palestra sobre as oportunidades e desafios para equidade e inclusão na era da IA. Profa Mariza explorou a pouco falada injustiça climática e como o projeto, apoiado pelo Instituto Serrapilheira, procura reduzir essa desigualdade . Mas o que um projeto para chuva extrema centrado em IA verde tem de relação com equidade e inclusão? TUDO!
Tem os aspectos geopolíticos da IA com concentração de poder, exclusão cultural, colonialismo na extração de dados com o uso da nossa energia e água e a injustiça climática que se abate sobre as regiões mais afetadas pela mudança climática que tem menor capacidade de implementar estratégias com respostas aos eventos extremos, gerando um ciclo de exclusão e desigualdade. Além disso, as mulheres são as mais afetadas pelas consequências das mudanças climáticas, segundo estudos da ONU.
Está tudo interligado, nada é apenas técnico, e tudo sócio técnico, e é sempre por pessoas e para as pessoas (ou deveria).–